Manter opções de lazer em casas ou em chácaras envolve certos cuidados não é?! Um deles é a limpeza de piscina, tarefa que não é fácil e precisa de atenção para evitar gastos desnecessários. Deixar com que o sonho da piscina no quintal não vire um pesadelo é função de todos os moradores. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo!
Quero ter uma piscina em casa. E agora?
Quem busca ter uma piscina em casa, busca também dicas de como se faz uma limpeza de piscina. Entretanto, essa não é a única coisa que você precisa ter antes de adquirir um dos principais meios de divertimento para a sua família. Portanto, veja alguns aspectos importantes que você precisa saber antes de começar a construir a sua piscina.
Pense com calma no projeto
Após decidir que a piscina vai, sim, ocupar parte de seu quintal, o primeiro passo é o planejamento. Não deixe de levar em consideração o lugar onde ela ficará, se as pessoas que vão utilizar a piscina também gostam de algum esporte aquático e se eventualmente crianças usarão. E, é claro, como será feita a limpeza de piscina? Onde serão guardados os produtos? Você mesmo vai fazer? Perguntas que precisam ser respondidas antes da construção.
Além desses fatores, o terreno deverá ser analisado por uma equipe que entenda sobre o assunto. Afinal, o solo precisará aguentar todo o processo de construção para abrigar a piscina pelo período de tempo que o proprietário desejar.
Pense na posição da piscina
A limpeza de piscina também depende muito da posição onde ela está. Não só pelo acesso à maquinaria, mas também porque se a piscina ficar embaixo de uma árvore ou de um morro, por exemplo, mais sujeira cairá nas águas. A dica então é posicioná-la em um lugar de fácil acesso, além de garantir privacidade para os seus banhistas e sempre longe de árvores para que não suje tanto a água.
Quais serão as dimensões da sua piscina?
Pensar em construir uma piscina não é se preocupar somente com a limpeza de piscina, não — apesar de essa ser uma parte muito importante. Outro fator importante antes de contratar a equipe para começar as construções é o nível, tamanho e conforto. Ou seja, tudo o que você espera da sua piscina. Portanto, pense no tamanho de acordo com a quantidade de membros da sua família, calculando um espaço por pessoa. A dica aqui é não deixar de passar tudo para um profissional, ele é capacitado para te instruir a fazer o melhor e alcançar seus objetivos.
Qual vai ser o estilo da sua piscina?
Entre os diversos tipos de piscinas, os mais comuns são o natural e o convencional. Isso acaba sendo um problema entre as famílias que decidem por ter uma piscina em seu quintal. Para quem gosta das convencionais, elas são ótimas por oferecer durabilidade e mais facilidade em manutenção no que diz respeito à limpeza de piscina. Já as naturais, essas são responsáveis por garantir uma beleza incomum, ajudando até na decoração da casa.
Como limpar uma piscina?
Quer saber como fazer a limpeza de piscina e também como fazer a manutenção correta da água? Veja como conseguir deixar a sua piscina com uma água limpa, podendo se divertir com os amigos e família!
Quais equipamentos eu preciso ter para a limpeza da piscina?
A limpeza de piscina exige que o limpador siga alguns passos, como em uma receita de bolo ou até uma receita médica. Portanto, seguir a quantidade certa de cada ingrediente e as ferramentas também é a certeza de que no final, a água da sua piscina estará prontinha para o banho. Por isso, veja quais são os acessórios que você não pode deixar de ter antes de realizar a limpeza de piscina.
Peneira
Se você já passou as férias ou fim de semana em qualquer lugar que tenha uma piscina, com certeza você sabe o que é uma peneira e a sua vantagem na limpeza de piscina. Sendo encontrada em diferentes modelos e tipos, as peneiras são utilizadas para retirar sujeiras e massas de consistência mais sólida, como pequenos insetos, folhas e algas que podem acumular na superfície.
Aspirador e Mangueira
Diferente da peneira, o aspirador e a mangueira não são tão comuns para quem só vai usufruir de uma piscina. Isso porque, as ferramentas já passam a ser item de trabalho de piscineiros e pessoas que fazem a limpeza de piscina. Mencionamos os dois acessórios juntos, pois eles trabalham exatamente assim, em conjunto. O aspirador puxa toda a sujeira que fica no fundo da piscina e a mangueira é responsável por levar a sujeira até o aspirador.
Quais produtos devo usar na limpeza de piscina?
Agora que o leitor já conhece as principais ferramentas para obter uma limpeza de piscina "nos trinques", é hora de falarmos sobre os produtos utilizados para limpar juntamente com esses equipamentos. Quer saber quais são? Continue lendo!
Cloro
O melhor e mais conhecido produto utilizado na limpeza de piscina é o cloro. Isso porque, a substância química é responsável por eliminar possíveis organismos nocivos que podem estar presentes na água, protegendo a saúde dos seus banhistas. A quantidade vai depender do objetivo e do nível de solubilidade da água da sua piscina. Caso tenha dúvidas, procure um especialista no assunto.
pH e alcalinidade
Se você busca por limpeza de piscina, com certeza já deve ter visto em artigos e vídeos a importância da medição do pH da água, certo?! Neste momento, deve surgir dúvidas se é necessário mesmo fazer esse processo. A resposta é sim, fazer os testes é fundamental para garantir a limpeza correta. Somente assim você saberá qual a quantidade de elevador de alcalinidade e elevador de pH precisa ser utilizado antes de continuar com o processo de limpeza de piscina.
Decantador
O decantador é um dos produtos mais eficientes no processo de limpeza de piscina. Isso porque, ele é o responsável por fazer toda sujeira da água descer para o fundo da piscina de forma que facilite a escovação e a aspiração. Portanto, não deixe de investir nesse produto, grande aliado na hora de limpar a água da sua piscina.
Regiões de atendimento Santo Azul Piscinas
ABC
- Santo André
- São Bernardo
- São Caetano
- Diadema
- Mauá
São Paulo
- Jabaquara
- Saúde
- Moóca
- Ipiranga
- Água Rasa
- Anália Franco
- Aricanduva
- Artur Alvim
- Belém
- Cidade Patriarca
- Cidade Tiradentes
- Engenheiro Goulart
- Ermelino Matarazzo
- Guianazes
- Itaim Paulista
- Itaquera
- Jardim Iguatemi
- José Bonifácio
- Moóca
- Parque do Carmo
- Parque São Lucas
- Parque São Rafael
- Penha
- Ponte Rasa
- São Mateus
- São Miguel Paulista
- Sapopemba
- Tatuapé
- Vila Carrão
- Vila Curuçá
- Vila Esperança
- Vila Formosa
- Vila Matilde
- Vila Prudente