Dicas
É de extrema obrigação da SANTO AZUL PISCINAS alertar sobre alguns cuidados que se deve ter, não somente aos nossos clientes, mas a todos os usuários de piscinas residenciais e coletivas. Nós cremos que obedecendo algumas regras simples, muitos problemas podem ser evitados.
NUNCA DEIXE DE TRATAR A PISCINA.
É muito perigoso deixar a piscina sem tratamento por mais de um mês. A água torna-se um foco de doenças inclusive para quem não entrar nela: a dengue, por exemplo, é transmitida por um mosquito que se reproduz em águas paradas. Além disso, o equipamento de filtragem pode sofrer avarias pelo tempo de inatividade. Mesmo em períodos de pouco uso, e inclusive quando a piscina possuir cobertura de proteção, é preciso tratar a água e realizar a filtragem. Nesses períodos, o que se pode fazer é diminuir a frequência.
DOENÇAS TRANSMITIDAS ATRAVÉS DA PISCINA.
São diversas as doenças que podem ser transmitidas através da água de piscinas em condições inadequadas. Segundo especialistas no assunto, as patologias variam desde uma infecção de pele, até mesmo doenças intestinais. Separamos abaixo as principais delas:
- Conjuntivite.
- Infecção intestinal.
- Pé de atleta.
- Micoses de unha ou da pele.
- Foliculite (infecção do pelo).
- Verrugas.
- Impetigo.
- Verminoses.
- Molusco contagioso.
ALGAS NA PISCINA QUE PODEM CONTAMINAR A ÁGUA E A SAÚDE DO USUÁRIO.
Existe uma proliferação maior de algas durante a época das chuvas, pois a temperatura cai um pouco e a ventania acaba levando micro-organismos do solo para dentro da piscina. A reprodução ocorre da seguinte maneira: antes das algas aparecerem na piscina, primeiro surgem as cianobactérias, antigas algas verde-azuladas. Elas têm competência para fixar nitrogênio do ar e então podem crescer numa água comum, uma vez que fazem fotossíntese. Os outros nutrientes necessários vêm dos produtos químicos utilizados da própria água e talvez dos usuários. O primeiro passo para eliminar os micro-organismos é fazer a limpeza física: aspirar ao fundo da piscina, escovar bem as paredes e aproveitar para esvaziar o cesto do skimmer. Em seguida, seguir as seguintes recomendações: filtrar a água por 8h diárias, ajustar o pH, manter em ordem o cloro com residual e também a alcalinidade total.
BRONZEADORES / FILTRO SOLAR.
Afixar cartaz para os banhistas retirarem o excesso destes produtos antes de entrar na água tomando uma boa ducha. O excesso desses produtos dificultam o tratamento químico e pode provocar incrustações e corrosões no equipamento de filtragem.
OLHOS VERMELHOS.
O pH desajustado poderá causar irritação na pele, nos olhos, mucosas, além de corrosão nos equipamentos, redução da eficácia do cloro e problemas como água turva e incrustações nos tubos e demais partes do sistema de circulação de água. Se o ajuste for realizado regularmente, é certo que assegura uma ação eficaz dos produtos químicos, proporcionando maior conforto aos banhistas e ajudando a prevenir a ocorrência de processos corrosivos.
CABELOS ESVERDEADOS E RESSECADOS.
O fenômeno esverdeado que aparece na maioria dos cabelos loiros se dá ao fato das substâncias presentes no cloro em excesso usado para o tratamento e manutenção da água das piscinas e o ressecamento causado pelos raios solares intensos. O cloro usado em piscinas possui uma substância chamada de sulfato de cobre que em contato com as cutículas abertas, acaba ficando retido nos fios, o que resulta nos cabelos esverdeados. A dosagem correta de cloro é de grande importância para que se evite esse tipo de problema.
XIXI NA PISCINA.
Não faça xixi na piscina. A reação do cloro na água com a amônia liberada pela urina causa odor forte, sendo necessário fazer super cloração, que é a adição de cloro na água em quantidade superior a utilizada normalmente. Durante esse tratamento, a piscina deve ficar interditada.
BRINCADEIRAS NA PISCINA.
Cuidado com as brincadeiras de lutas e empurrões na piscina. Podem ocorrer acidentes com graves consequências.
O MERGULHO NA PISCINA.
Fique atento antes de mergulhar. Verifique a profundidade da piscina e preste atenção se há outros mergulhadores na mesma área para evitar colisão, ou objetos na água que possam causar ferimentos.
POR QUE TROCAR A AREIA DO FILTRO.
Com o passar do tempo, a capacidade de retenção de sujeiras do filtro diminui devido a saturação da areia. Portanto, recomenda-se a troca anual da areia do filtro para garantir o melhor tratamento e qualidade da água da piscina.
COBERTURA DA PISCINA.
É interessante providenciar uma cobertura de lona ou outro material quando a piscina estiver fora de uso. Isso diminui drasticamente a perda de água por evaporação. Na maioria das vezes, essas coberturas são presas à borda por pinos e cordas, o que ajuda a evitar a queda de crianças na água. Não permitir acúmulo de água e sujeira em lonas de cobertura. Evitar também jogar este material na própria piscina.
NUNCA SE DEVE ESVAZIAR UMA PISCINA.
Não se deve esvaziar uma piscina nem que seja por um pequeno período. Se achar necessário, consulte-nos; Em alguns casos, se a piscina for esvaziada poderá ocorrer sérios e graves problemas em sua estrutura. Os azulejos poderão cair ou rachar, poderá ocorrer rachaduras na própria piscina, pois a água é que mantém sua estrutura. Em piscinas de fibra ou vinil, as mesmas poderão sofrer deformações irreversíveis. É possível realizar o tratamento de piscinas sem a troca da água por completo.
QUAIS AS PISCINAS QUE NÃO SE DEVE COMPRAR.
Adquirir e instalar uma piscina em casa é uma decisão que implica levar em consideração vários fatores distintos. Uma das melhores maneiras de escolher uma piscina é definir, no primeiro momento, quais as intenções do proprietário:
- Se pretende acrescentar valor imobiliário à casa, não deve comprar piscinas de superfície.
- Se mudar de casa é algo que prevê no seu futuro próximo, mas mesmo assim pretende ter uma piscina, não deve adquirir piscinas embutidas.
- Se tiver crianças pequenas em casa deve-se evitar comprar uma piscina de muita profundidade, uma piscina sem vedação/barreiras de proteção ou uma piscina sem cobertura.
- Se não quer escavar o jardim, nem obras muito complexas ou demoradas, não se deve comprar uma piscina enterrada, nem uma piscina infinita.
- Se não pretende montar e desmontar uma piscina sempre que o verão começa e termina, evite comprar uma piscina de superfície pré-fabricada.
- Se desejar que a piscina seja um ponto de encontro frequente para reunir família e amigos, evite comprar uma piscina de pequenas dimensões.